Gilsamara Moura – Oficina InSOLente

A oficina “inSOLente tem sol no meio” propõe espaços de trocas de histórias de corpo e de dançar com as maneiras de dizer as coisas. O percurso metodológico tem proposições cartográficas e estímulos dramatúrgicos que inauguram e fundamentam uma metodologia intitulada como ‘insolente’, bem como um roteiro de modos de ser em dança. Além de Pinar Selek, autores como Ailton Krenak e Nêgo Bispo inspiram esta oficina que reivindica o direito à vida, à imaginação, à magia, à aventura, ao encontro, ao invisível, ao encantado.

Apresenta o desejo solar de ‘gentes’ (re)escrevendo suas histórias, confluindo saberes e ignorâncias, se arriscando a sonhar um futuro que é ancestral, decolonizando e escurecendo, decantando e movendo, inventando e reencantando mundos.

Gilsamara Moura
é artista insolente. Vice-diretora da Escola de Dança (UFBA). Pós-doutora em Dança e Política pela Université Côte d’Azur. Líder do grupo de pesquisa ÁGORA: modos de ser em dança (UFBA – CNPq). Consultora de projetos culturais. Diretora do Grupo Gestus. Curadora do Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA), junto a Ailton Krenak.

Imagem: “Insolente”, desenho da artista visual Marina Amaral (Brasil).