Orquestra Cultural do Barro Branco

A Orquestra Cultural do Barro Branco está instalada na comunidade de Barro Branco, em Mata de São João, do lado oposto a Imbassaí. Local em que a Música proporcionou um grande poder de transformação de realidades a dezenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Desde 2018, cerca de 65 jovens aprendem música semanalmente em turno oposto ao de suas aulas regulares – os instrumentos, que vão de violino a xilofone, de flauta a percussão, são emprestados para que possam praticar em casa. Grande parte dessas crianças e adolescentes integravam o Projeto Tangará Mirim de Musicalização, implementado pelo Centro de Estudos Universais com apoio do NEOJIBÁ – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia em outubro de 2016. E inclusive os primeiros instrumentos musicais da orquestra, foram doados por Glaucia Rodrigues, do Espaço Cultural Tangará Mirim, e grande entusiasta do projeto.

Idealizado pelos professores de música Luciano Afro e Moura Utopia, o projeto conta com o apoio da prefeitura de Mata de São João, que reconheceu a vontade dos jovens em avançar na prática orquestral e desde então o grupo já se apresentou em grandes eventos como a Feira Literária de Praia do Forte e a FLIPELÔ – Feira Literária do Pelourinho, Festival de Jazz do Castelo Garcia D’Ávila, entre outros, além de apresentações nas escolas públicas da região.