Rosangela Silvestre – Simbologias de Orixá e Caboclo

SIMBOLOGIAS DE ORIXÁS e CABOCLO: narrativas de memórias Ancestrais incorporando expressões simbólicas através das danças e dos cânticos. 

Vivências que possibilitam despertar expressões de memória geradora de ativações simbólicas, reveladora de códigos de movimentos relacionados aos quatro Elementos da Natureza em ligação  com a Natureza Humana, manifestando estágio de Equilíbrio e Harmonia. 

Coreógrafa, instrutora, dançarina e criadora da Técnica Silvestre, Rosangela Silvestre é natural de Salvador, e graduada em Dança e pós-graduada em Coreografia (UFBA). Pesquisou dança e música no Brasil, Índia, Egito, Senegal e Cuba. Adquiriu formação em diversas técnicas, como Martha Graham, Limón, Horton, Barra ao solo, Ballet Clássico, Técnica Dunham e tem experimentado diversas expressões de dança (contemporânea, folclórica), bem como danças tradicionais da África e de outros continentes.

Seus instrutores incluem Raimundo Bispo dos Santos (Mestre King), Mercedes Baptista, Clyde Morgan, Carlos Moraes, Nelma Seixas. Desde 1981, viaja dentro e fora do Brasil para ensinar, treinar bailarinos e ministrar palestras. Participou de seminários e residências em diversas universidades e festivais e tem peças montadas para companhias de dança e teatro no Brazil e no exterior.

Como idealizadora do Intensivo de Técnica Silvestre, que se realiza todos os anos em Salvador, Bahia, Rosangela além de coordenar, oferece treinamentos em vários Intensivos que acontecem dentro e fora do Brasil.

Fotos: Tyler Baker